ROMANOS 3
VERSÍCULO 1
"Que vantagem pode haver, então, em ser judeu, ou que utilidade existe na circuncisão?
"Τί οὖν τὸ περισσὸν τοῦ Ἰουδαίου ? ἢ τίς ἡ ὠφέλεια τῆς περιτομῆς?"
Paulo já havia dito que a "circuncisão"(περιτομῆς)por si , não confere ao judeu,vantagem nenhuma,mas havia uma diferença ou uma marca divina,mas que não era base para nenhuma ostentação por parte do judeu,e isso precisava ser tirado
Paulo mostra,que essa marca que não os fazia melhores,tinha um "propósito",pois em tudo Deus tem um propósito,por isso as perguntas:1. Para remover a objeção 2.Ampliar seu motivo.
Em Efésios 2:14 Paulo mostra que havia apenas uma distinção,o que ele chama de " cerimonias muro que separa os homens entre si ("Porquanto, Ele é a nossa paz. De ambos os povos fez um só e, derrubando o muro de separação, em seu próprio corpo desfez toda a inimizade, ou seja anulou a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças, para em si mesmo c riar dos dois um novo ser humano, realizando assim a paz, )
VERSÍCULO 2
" Muita, em todos os sentidos "
"πολὺ κατὰ πάντα τρόπον"
Em "variados" aspectos. E ele começa a "outorgar" ao sacramento seu lugar de honra,mas que não é motivo de vanglória.A marca de filhos de Deus com o sinal da circuncisão,não lhes dá mérito,pois é uma marca da "graça",logo diferentes mas não superiores:
"Primeiramente, porque ao judeu foram confiadas as palavras de Deus"
"πρῶτον"(Mateus 6:33) essa palavra não quer dizer não indica ordem numérica,mas "especialmente".Os oráculos( λόγια = resposta divina,)(Atos 7:38),mas apenas lhes assegura dignidade,pois a circuncisão não tem valor em si,mas um valor que deriva da Palavra de Deus( tesouro da sabedoria)
Oráculos são:Pacto inicialmente com Abraão e sua progênie e mais tarde selado e interpretado pela Lei e os profetas
Esses oráculos foram confiados aos judeus para que guardassem em segurança,enquanto o Senhor quisesse manter sua glória naquela nação.A responsabilidade dos judeus era divulgá-los e administrá-los( é um pecado negligenciar tal responsabilidade)
VERSÍCULOS 3,4
Sendo assim, que importa se alguns desses judeus foram infiéis? A infidelidade deles conseguiria anular a fidelidade de Deus? Absolutamente não! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “Para que sejas justificado em tuas palavras, e sejas vitorioso quando fores julgado”.
Se alguns não tinham fé?
Além de mostrar que o sinal(circuncisão)era um mero sinal,isso não lhes concedia nenhuma glória,e esse orgulho não afetaria a " virtude "( ἠπίστησάν ) divina.A possível graça existente no sinal fora destruída pela ingratidão,pois uma grande parte da nação havia renunciado o pacto...
A infidelidade deles conseguiria anular a fidelidade de Deus ? (καταργήσει Θεοῦ)
Significa "tornar inútil,ineficaz".Paulo mostra que a incredulidade dos homens que a verdade divina se torne ineficaz.Aqui Paulo mostra que esse mesmo pacto foi ab-rogado pela perfídia deles.Apesar da fraqueza humana,Deus sempre é eficaz.Deus sempre prevalece.
"Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso."
A verdade divina não se invalida pela fraqueza ou falsidade humana:"Deus enaltece sua justiça,através da nossa injustiça",pois Deus está sempre disposto a permanecer fiel,mas cumpre tudo que está em sua palavra."Deus age conforme o seu poder"
Salmo 116:11 : "Eu dizia em minha consternação: “Ninguém é digno de confiança!”
Esse é o principal axioma de toda filosofia cristã:"nada há de justo no homem".Duvidar e menosprezar a Palavra de Deus é típico deste homem injusto e mentiroso,mas Deus sempre tem um caminho para que Ele permaneça bom e justo.O antídoto da corrupção é a graça divina
“Para que sejas justificado em tuas palavras"
A nossa falsidade e a nossa incredulidade não destoem a verdade divina,ao contrário a torna mais evidente e proeminente.
Paulo cita Davi,usando a versão mais solta da Septuaginta(grega),onde o rei mostra que por ele ser pecador,Deus sempre será justo e correto(juízos contra nós,entender como incluso as promessas seria forçar o texto).Davi está falando de pecados cometidos "contra Deus",então é de Deus que virá a sentença.Ele mostra que a nossa iniquidade realça a sua glória,assim a sua justiça o glorifica.
“e sejas puro quando fores julgar(κρίνεσθαί)”. (digno de louvor),a apalavra grega pode ser tanto ativa como passiva,embora traduzam como passivo,contrariam o texto hebraico ( que significa "limpo")( Mateus 5:40,1 Coríntios 6:1-6 )
"a nossa injustiça ressalta de forma ainda mais nítida a justiça de Deus"
Sempre há os mau intencionados que gostam de difamar,e é contra estes que Paulo direciona suas palavras,lembrando que ninguém O difama,mas querem difamar o Evangelho.Deus não tem motivos para se ofender,pois ate no seu desprazer Deus é glorificado.
"Ira"(δικαιοσύνην) aqui é "justiça","punição"
ἀδικία (5)aqui é todo tipo de pecado
ἀπιστία (3) um pecado específico
ψεύσματι (7) pecado genérico
No versículo 6 Paulo deixa claro que o cristianismo não tem ligação com essas difamações,por a aversão paulina e repugnância.
"Deus julgará o mundo"
Essa afirmação está baseada no poder "ativo"(eficaz) de Deus.no sentido de estabelecê-lo ( Gênesis 18:25)(Jó 34:17).Com sua "bondade" subjuga nossa impiedade dando diretriz.
A mentira citada no versículo 7 não é do justo,mas do ímpio,explicando o versículo anterior,que teria ligação com Paulo caso ele não tivesse sido alcançado e teve removido a ira ( julgamento ) divina.
Praticar o mal para que venham bens,é um vil embuste que Paulo não se sujeita a dar respostas e isso é conversa de ímpio,pois o mal só produz o mal,o fato de Deus ser glorificado com nossa iniquidade é uma ação divina e jamais do homem,dominando nossa perversidade e direciona para o seu propósito,para aquilo que é contrário às nossas maquinações,promovendo a sua própria glória.
A vereda prescrevida por Deus para a sua passagem é a piedade,que é a obediência à sua palavra.Quem não busca essa vereda busca a desonra.
O resultado contrário dos eleitos é fruto da Providência divina.Os juízos secretos divinos devem ser honrados e não com o despudor dos ímpios,e claro até entre os ditos servos de Deus não há tal reverência...Infelizmente a doutrina bíblica é dificultada por muitas e variadas acusações,o que nos causa surpresa,não do despudor dos ímpios mas a irreverência dos ditos "justos"
"A condenação destes é justa"
A doutrina do evangelho não está ligada a tais paradoxos.A perversidade deste foi condenada de duas maneiras:
1. Essa impiedade conseguiu conquistar seu assentimento mental
2. Ao caluniar o evangelho ousaram extrair tal calúnia da mesma fonte
Paulo volta ao tema:"Temos alguma vantagem?"
Para impedir que judeus estavam privados dos seus direitos,Paulo menciona detalhes que mostram com detalhes,algumas distinções de honra pelas quais se exaltavam acima dos gentios em algum aspecto,com uma resposta diferente da que havia dito acima,visto que despoja de toda e qualquer dignidade aos que concedera acima.
Mas não há contradição,pois as diferenças eram externas e dependentes da benevolência divina e não de seus méritos.Eles nada possuíam de si mesmos e não há motivos para gloriarem-se e ele se inclui no meio destes.
Pois já temos demonstrado( προῃτιασάμεθα ) que tanto judeus como grego
O verbo grego usado aqui é forense numa acusação como uma ação judicial preparada para ser consubstancial por outros testemunhos e provas.
Paulo convoca toda humanidade para estar diante do tribunal divino,onde estamos todos incluídos numa condenação,além de uma argumentação,ele apresenta uma prova sólida e válida "estamos debaixo do pecado",ou seja merecidamente condenados como pecadores,debaixo de uma maldição em virtude do pecado.
A justiça(graça) traz a absolvição,a consequência do pecado é a condenação
Versículo 10 : "Como está escrito"(Salmo 14:1)
MOTIVOS DA INJUSTIÇA
1. Não há quem entenda
Mostrada em sua impotência em buscar Á Deus.Sem o conhecimento de Deus a existência do homem é fútil,isso inclui as ciências e as artes.(vazias de conteúdo).
2. Não há quem faça o bem( χρηστότητα = praticar a bondade texto tirado da Septuaginta )
O homem está despido de todo senso de humanidade.Nosso melhor laço de comunhão é no conhecimento de Deus sem esse conhecimento é desunião.A desumanidade é fruto da ignorância,amando à si próprio e busca seus interesses.
3. Garganta um sepulcro aberto.Abismo devorador de homens.(Salmo 5:9) Pior que "antropófagos".Línguas cheias de engano,veneno de áspides debaixo da lingua,boca cheia de amargura e maldição,irradiando impiedade por todos os poros,mesmo com galanteios expressam veneno,mesmo que com emoção emanam maldição.
4. Citando Isaías 59:7 mostra a ferocidade que produz devastação e desolação do homem.
5. Desconhecem o caminho da paz.Acostumados à rapina não conhecem mais de forma humana e fraterna.
6. Paulo conclui que toda impiedade emana de uma desconsideração para com Deus.Quando se olvida o temor a Deus que é essencial à sabedoria,não fica nenhum laivo de justiça ou pureza.O temor a Deus é o freio do nosso instinto perverso,sem ele é liberado todo gênero de conduta licenciosa.No Salmo 14:3 Davi afirma que a perversidade inerente do homem impede um sequer que seja justo
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