A LEI DO ESPIRITO
Depois da declaração de derrota e de desespero do capítulo 7,que grande consolo é este capítulo 8: a despeito de tudo não haverá condenação para o cristão verdadeiro,pois deus jamais o abandonará,e essa transformação à imagem de Cristo acontecerá.
Em um ponto desse caminho,Deus entra e reconduz os seus.O que joão fala no capítulo 10 é confirmado aqui em Romanos 8.
Aqui Paulo escreve um dos textos considerados mais sublimes,pois apresenta o evangelho que lhe foi revelado,mostrando como ele conhece o drama da alma,drama este mostrado em bem poucas outras porções bíblicas.
É neste capítulo que a alma acende os lugares celestiais muito acima de sua relação com a lei mosáica e o nosso conflito contra o pecado,e a medida que a alma se alinha com essa luz,ela percebe que seus raios refletem a Cristo,porém a personalidade individual é preservada e ao mesmo tempo Cristo a permeia,fazendo dela possuidora dessa luz,assumindo a essência dela( 2 Pedro 1:4 e Romanos 8:29).
Numa Igreja onde a salvação se restringe ao perdão dos pecados e a ida aos céus,Paulo revela uma doutrina elevada e espiritual,que não conheçemos.
Paulo mostra que não é mais um menino,mas alguém maduro ao tratar na sua controvérsia com o judaísmo,no manuseio legal e forense de pronunciados sobre a justificação,passa para a transformação ética e espiritual do cristão,através desse novo princípio GRAÇA-VIDA.
Antes de chegar as alturas,Paulo ainda trata da vitória sobre o pecado e do contato com o Espirito Santo,citado cerca de 20 vezes nesse capitulo é a grande resposta à pergunta de Romanos 6:1,pois como uma pessoa real,ele entra em contato literal com o cristão,atua em seu íntimo,conferindo-lhe a vitória temporal e eterna,tirando-o do horrendo conflito do capítulo 7.
Apesar de várias colocações escatológicas,Paulo afirma que o espirito Santo já está em nós para nos conferir a vitória aqui,por isso essa esperança também no tempo presente...é a famosa frase "FOMOS SALVOS MAS SEREMOS SALVOS"
Neste capítulo Paulo mostra "O GRANDE DRAMA DA ALMA",de como ela está alienada de Deus devido o pecado,que por detrás dele esta o reino das trevas e o resultado é a morte eterna.
Nesse drama Paulo mostra o desespero dessa alma,sem encontrar por si mesma o retorno para Deus,sendo disfarçado pelo legalismo,cerimonias e sacramentos sem poder resolver.
Esse retorno requer uma estrada espiritual,assinalada pelos cartazes da JUSTIFICAÇÃO,DA SANTIFICAÇÃO,DA RESSURREIÇÃO e DA GLORIFICAÇÃO,tornando o cristão participante da imortalidade e com os critérios morais necessários na personalidade,que o faz HERDEIRO.
A existência humana,porém é o palco desse drama,na jornada da alma imortal no caminho de volta da sua fonte originária do seu ser,que se alienou devido o pecado(8:18-39)
Paulo apresenta aqui não uma análise teológica,mas uma descrição da experiencia religiosa